Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Apresentação

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) tem por objetivo desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde integral dos estudantes mediante abordagem de questões pedagógicas e psicossociais que os afetam, individual ou coletivamente. Trata-se de um serviço de orientação, escuta e acolhimento, que oferece apoio psicológico e psicopedagógico em nível coletivo e individual.

O NAP apóia o estudante em suas atividades acadêmicas e relacionais, oferecendo acolhimento e um espaço para o desenvolvimento de competências emocionais que os permitam administrar seu próprio sofrimento. Os atendimentos são realizados por demanda espontânea dos estudantes em horários agendados.

Por meio do diálogo com o Colegiado do curso, Diretório Acadêmico, discentes e docentes o NAP elabora suas ações, que integram o campo da saúde mental e física, mas que o ultrapassa na medida em que é igualmente seu objetivo apoiar projetos e iniciativas nas esferas coletivas/culturais/comunitárias (musicais, audio-visuais, fotográficas, etc). Deste modo, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico desenvolve atividades de promoção da qualidade de vida voltadas ao bem estar no estudante de medicina, encarando-o, sempre, como um ser biopsicossocial.

Objetivos

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) disponibiliza aos seus alunos e professores, atendimentos individuais gratuitos, em situações de dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e das Relações Sociais.

O NAP funciona dentro da instituição e conta com uma psicóloga clínica para atendimento de demandas imediatas, aconselhamentos e encaminhamentos de acordo com a necessidades.


    A quem se destina

    Alunos dos Cursos de Graduação do FACIMPA/ MARABÁ


        Local de Atendimento

        Sala do NAP 


          Agendamento

          Alunos interessados devem procurar a Secretária da Coordenação de Curso.


            Atividades

            * Acolhimento e encaminhamento emergencial de alunos em sofrimento psíquico;

            * Atendimento individual e em grupo;

            * Diagnóstico das causas das dificuldades de aprendizagem e comportamentais;

            * Encaminhamentos para setores da instituição e fora da instituição;

            * Suporte aos alunos com deficiência;

            * Intervenções em sala de aula;