Cuidando de quem já cuidou

No último dia 27/08, a Faculdade de Ciências Médicas do Pará – FACIMPA, foi cenário do gigante evento "Cuidando de quem já cuidou”, que é desenvolvido pelo Projeto de Extensão S.O.S Comunidade. Vale ressaltar que seu objetivo é de levar mais conhecimentos aos cuidadores de idosos.

O evento contou com palestras e muitas demonstrações de técnicas no período matutino e vespertino. A presença de cuidadores de idosos e também dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro Integrado da Pessoa Idosa (CIPIAR), somou ainda com a presença dos nossos alunos e discentes do curso técnico de enfermagem da Escola Vale dos Carajás, que prestigiaram o evento e ainda socializaram um brilhante momento de reflexão e sabedoria.

Os eixos de conhecimento abordados pelos professores da Facimpa e convidados foram assim debatidas:

- Estratégias no cuidado com o idoso, úlcera por pressão, higiene (banho e cuidados) e cuidados com o pré-diabético, com a Enfermeira Osmaria Guedes.
- Exercícios em casa, com os Fisioterapeutas Jackson Oliveira e Fabiana Menezes.
- Cuidados médicos com o idoso, com a Médica Lorena Agrizzi.
- Terapias alternativas (yoga e meditação), atenção à saúde mental do cuidador, com Farmacêutico Pedro Barroso.
- Os cuidados na administração e armazenamento de medicamentos, o idoso e os anti-inflamatórios, interação medicamentosa, com a Farmacêutica Thaise Silva.
- Terapia ocupacional, com Sarah Santos.
- A alimentação do idoso, com Lorenny Alfaia.

A Facimpa agradece a todos que participaram deste evento e confiaram no sucesso do Projeto S.O.S. Comunidade!

Veja as fotos do evento clicando aqui.