às 09:06:00

TCC T1 - 2022.2

TCC - Tarefa Conquistada e Concluída.

Quando entramos no ensino superior, vários são os desafios atravessados: a ansiedade pela aprovação no vestibular; mudança de cidade para alguns; conhecer novas pessoas; além das dificuldades e desafios diários que uma graduação traz. Dentre todos estes desafios tem um que é temido desde quando se ouve falar pela primeira vez: o TCC. As letras da famosa sigla significam Trabalho de Conclusão de Curso, mas gostaria aqui de remeter a uma outra combinação que seria Tarefa Conquistada e Concluída.

A nossa 1ª Turma de Medicina FACIMPA defendeu seus trabalhos de conclusão de curso durante a semana de 5 a 9 de dezembro de 2022. Foram 27 trabalhos apresentados para arguição de bancas examinadoras e apresentação de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, com a importante participação dos docentes orientadores durante todo este trajeto de construção e conclusão.

Este Trabalho de Conclusão tem como um dos principais objetivos despertar e estimular nos acadêmicos a produção científica. Este trajeto não é tarefa simples, ainda mais quando é o primeiro contato destes acadêmicos com a escrita específica de um tema de pesquisa. Construir, pensar, pesquisar, analisar foram as etapas cumpridas por cada um dos grupos.

Seguindo a matriz AFYA, nossa querida T1 ainda não esta no final do curso, mas o internato é logo ali; este que será um outro/novo desafio, mas que todos estarão prontos para atravessa-lo tendo a perspectiva da pesquisa científica, da valorização da ciência e da construção de um currículo que abrange todas as perspectivas que a medicina pode oferecer.

Saibam que esta Tarefa foi Conquistada e Concluída por vocês e que muitos outros desafios serão atravessados e concluídos até o final desta jornada da graduação em Medicina.

Luciana Colares
Supervisora de TCC

TCC T1 - 2022.2


Fonte: