Aditamento FIES semestre 2021/1

Confira abaixo

CRONOGRAMA DE ADITAMENTOS 2021.1

O prazo para solicitação do aditamento é definido pela própria faculdade, dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC)

ADITAMENTO

PRAZO

Aditamento 2021/1 – NOVO FIES

Até dia 31/05

.

O QUE É O ADITAMENTO? aditamento é a renovação do contrato de financiamento do FIES, um procedimento que deve ser feito todo semestre. Essa renovação serve para confirmar que o aluno continua em situação regular na instituição de ensino para a qual solicitou o financiamento, e também corrigir ou alterar dados do contrato.

COMO FAZER O ADITAMENTO?  O aditamento é realizado por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade solicitará a renovação do contrato. O estudante tem um prazo para fazer a confirmação dos dados no sistema a partir da data de conclusão da solicitação.

.

Se as informações do contrato estiverem corretas, o aluno deve retirar na CPSA uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que é assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Esse documento confirma que o aluno continua estudando na faculdade para a qual pediu o financiamento. Se o contrato trouxer algum dado incorreto, o estudante deve entrar em contato com a CPSA para fazer as correções e pedir o reinício do processo.

.

O QUE ACONTECE SE O ADITAMENTO NÃO FOR REALIZADO? O aditamento semestral do FIES é requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu contrato cancelado.

.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ADITAMENTO SIMPLIFICADO E NÃO SIMPLIFICADO? O aditamento simplificado é aquele em que não há alteração de cláusulas no contrato do financiamento. Ele é renovado nas mesmas condições que no semestre anterior.

.

Já o aditamento não simplificado ocorre quando há mudanças no contrato, tais como: troca de fiador, alteração da faculdade em que o estudante está matriculado, necessidade de aumento do prazo de pagamento ou ainda atraso no pagamento da parcela trimestral de juros. Os primeiros passos para renovação são os mesmos para o aditamento simplificado, você terá que confirmar os dados no sistema e comparecer à CPSA da sua faculdade para obter o DRM. Em seguida, deve ir até a agência bancária onde assinou o contrato, juntamente com o seu fiador, levando todos os documentos exigidos no processo, para formalizar as alterações. O prazo para o aditamento não simplificado é de dez dias corridos, a partir do terceiro dia útil após a confirmação eletrônica do aditamento, feita por meio do SisFIES.

.

NOVO FIES - Ressaltamos que a adimplência do estudante com os pagamentos mensais da manutenção dos financiamento e coparticipação boleto único (por meio de débito em conta ou boleto bancário) é condição para efetivação dos aditamentos durante a janela extemporânea. Considerando que os processamentos dos pagamentos ocorrem sistemicamente no prazo de 3 dias úteis, a CAIXA orienta que os estudantes inadimplentes realizem o pagamento das parcelas em aberto, de forma a garantir que todos os procedimentos sejam concluídos em tempo hábil.

.

Os estudantes que tenham dúvidas sobre a efetivação de seus aditamentos para o semestre 1º/2021 devem procurar suas Instituições de Ensino Superior-IES para verificação e realização dos aditamentos.